21/05/2019

Notícia/Lavras

Recuperação do antigo lixão em Lavras, confira!

Está sendo recuperado a área do antigo lixão de Lavras, próximo à comunidade do Ityrapuan. Foi realizado o plantio de 3.400 novas mudas, em cerca de 3 hectares.

Essa é mais uma etapa do Projeto Técnico de Recomposição da Flora (PTRF), que faz parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e que foi iniciado em dezembro de 2017.

A Recuperação

O “lixão” é uma forma inadequada de dispor os resíduos sólidos urbanos porque provoca uma série de impactos ambientais negativos. Por isso, Lavras hoje envia seus resíduos para um aterro sanitário licenciado. O modelo antigo acabou, mas deixou um passivo ambiental: a área onde foi depositado o lixo durante anos.

Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu um projeto de recuperação da área, o PRAD. O plano foi elaborado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane).

Uma parte importante do processo é plantar cerca de 60 mil árvores no local. Para isso, foi realizado um levantamento da vegetação do entorno. Assim, a arborização usada na recuperação da área degradada será a mais próxima possível da vegetação nativa.

Ajuda da População

A Secretaria de Meio Ambiente está realizando diversas ações para recuperação de áreas em Lavras. É importante que a população também contribua, mantendo os terrenos livres de lixo e entulho, que deve ser dispensando apenas em locais licenciados. É preciso pensar nas pessoas que moram próximo a essas áreas. Se todos fizerem sua parte o meio ambiente e todos os lavrenses ganham.

Veja também