20/04/2019

Notícia/Lavras

O que esperar do outono de 2019, veja!

Foto: Nevoeiro. Típico de outono

O outono de 2019 teve início oficialmente, de forma astronômica, nesta última quarta-feira, dia 20, às 18h58min. Este começo não tem relação com a meteorologia. O novo comportamento do tempo de acordo com a nova estação vai ocorrendo gradativamente. Alguns anos antes do começo oficial, outros depois e em alguns casos por coincidência junto.

QUAL O MOTIVO DE HORÁRIO E DATA?

A definição do dia e do horário para início de uma estação faz parte da astronomia. Esta data e este horário representam o momento em que a luz solar ilumina de maneira igual - no caso equinócio - ou de maneira diferente - no caso solstício - os dois hemisférios. No caso desta quarta-feira vamos ter tanto hemisfério Sul quanto hemisfério Norte a mesma quantidade de luz solar. Fato que será para nós do hemisfério Sul, equinócio de outono.

Com isso, uma curiosidade é que a quarta-feira terá a mesma quantidade de horas de dia e de noite. Gradativamente, já a partir de quinta-feira, as noites começam a se tornam mais longas.

Equinócio

(Foto: internet)

PREVISÃO PARA O OUTONO DE 2019

Este ano temos a estação sendo influenciada pelo fenômeno climático El Niño. Ele já está ativo desde o meio desse verão. Lembro que El Niño é um fenômeno de escala global, mexe com as características da atmosfera em todo o globo. Basicamente é caracterizado pelo aquecimento das águas do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial. Região onde há a diminuição dos ventos de altitude.

O El Niño na teoria traz aumento dos volumes de chuva em Santa Catarina, mas isso mais entre o final da primavera e no verão. No outono, a influência é menor. Talvez, a influência dele seja mais na temperatura. El Niño nesta época do ano faz com que o outono não seja muito rigoroso, ou seja, as primeiras massa de ar frio sobre o Estado demoram um pouco mais para predominar.

CHUVA

Previsão de chuva próxima a acima do normal da estação. Para os meses de abril e maio, os indicativos são chuva mais significativa, com valores acima da média especialmente no último mês.

TEMPERATURA

A temperatura estará próxima a acima do normal da estação na maior parte de SC. A partir de maio as massas de ar frio são mais abrangentes.

Veja também